Aprenda como o arco-íris é um importante símbolo da Graça Divina
Índice
ToggleInformações sobre o Livro
![](http://preciosamemoria.com/wp-content/uploads/2023/10/Livro-Os-Pactos-de-Deus-1.webp)
Nome do Livro: “Os Pactos de Deus”
Nome do Autor: A.W.Pink
Número de Páginas: 380 páginas
Arco-Íris
Quando mencionamos alianças, é comum associá-las principalmente a casamentos. Contudo, a troca de anéis vai além do simbolismo nas celebrações matrimoniais. É um gesto que representa um compromisso mútuo entre duas pessoas, comprometendo-se a seguir os termos estabelecidos no acordo, sendo reconhecido por ambas as partes.
Na esfera religiosa, o conceito de alianças divinas é evidente. Na Bíblia, Deus distribuiu diversas alianças com o Seu povo (Romanos 9.4), essas alianças são mediadas por um único canal abençoador: Cristo Jesus, o Filho de Deus.
Um exemplo marcante é o arco-íris, símbolo da Aliança de Deus com Noé. Esse arco celestial representa um pacto divino de proteção e preservação, reforçando a promessa de Deus de nunca mais destruir a Terra, por meio de um dilúvio. Esse símbolo não é significativo apenas na história de Noé, mas também tem um significado profundo na vida de todos os cristãos.
O arco-íris, dentro do Cristianismo, carrega um peso simbólico profundo. Ele é um lembrete constante da fidelidade e da misericórdia de Deus, um testemunho visual da Sua promessa de cuidado e amor gracioso pelos seus escolhidos.
Assim, ao contemplar o arco-íris, os cristãos são lembrados não apenas da história de Noé, mas também da constância do amor e da presença divina em suas vidas, renovando a fé e a confiança na promessa de Deus.
Portanto, o arco-íris é um símbolo cristão, selo da Aliança de Deus com Noé. Por isso, vamos ressaltar o seu significado, por meio do livro “As Alianças de Deus” de A.W.Pink. Tudo em submissão As Sagradas Escrituras.
“Cada Aliança revela algum aspecto novo e fundamental da Verdade.”
(Os Pactos de Deus – A.W.Pink)
Aliança de Deus com Noé
Deus enviou o dilúvio à Terra como um ato de julgamento devido à extrema maldade da humanidade, conforme registrado em Gênesis 6.12-13. No entanto, ao mesmo tempo, o Senhor declarou Sua misericórdia ao mostrar favor a Noé e à sua família, salvando-os da devastação que se abateu sobre a Terra. Isso ocorreu porque Noé “achou graça aos olhos do Senhor”, como registrado em Gênesis 6.8.
“O Senhor fez um Pacto com Noé, e não Noé fez um pacto com Deus: foi unicamente o Senhor que tomou a iniciativa de pactuar”
(Os Pactos de Deus – A.W.Pink)
Após Deus ter “purificado” a Terra através do dilúvio, Noé e sua família finalmente saem da arca. Logo em seguida, Noé oferece um holocausto sobre o altar, conforme registrado em Gênesis 8.20. Essa oferta agradável ao Senhor resulta em Deus apreciando “um cheiro suave”, conforme referência no Gênesis 8.21.
“As bênçãos de Noé e seus filhos foram concedidas por Deus em novo fundamento, com base em uma concessão diferente da feita em Adão, foram concedidas com base no Pacto da Graça que ele havia estabelecido com o Mediador antes da fundação do mundo.”
(Adaptada – Os Pactos de Deus – A.W.Pink)
O Arco-Íris: As bênçãos de Deus
No momento que Deus abençoou Noé e os seus descendentes (Gn 9.1), o Senhor garantiu que Ele supriria todas as suas necessidades (Gn 8.22).
Além disso, Deus, também, garantiu que não mais destruiria a terra pelas águas. (Gn 9.11)
“Essas promessas foram feitas por Deus há mais de quatro mil anos e o cumprimento infalível delas anualmente, ao longo dos séculos, proporciona uma notável demonstração da fidelidade divina”
(Os Pactos de Deus – A.W Pink)
Sob essas promessas, o arco-íris é dado como um sinal e selo do Pacto de Deus com Noé. Então, era tanto uma garantia visível que a terra não tornaria a ser destruída por um novo dilúvio como apontava para a segurança eterna dos santos, por meio de Cristo (Is 54:4-9).
“O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra”
(Gênesis 9.13 – Bíblia versão NVI)
Note que o arco-íris é um sinal divino, dado pelo próprio Deus, e uma benção para todos cristãos.
A Formação do Arco-Íris
O arco-íris se forma a partir de um conjunto de fenômenos (refração, reflexão e dispersão). Entretanto, basta saber que ele, normalmente, ocorre quando o sol aparece depois da chuva.
Assim, a formação do arco-íris demonstra, entre seus significados, o triunfo das misericórdias de Deus, que preserva e mantém todas as coisas, sobre o pecado da criatura.
“Bem –aventurado é saber que, não apenas nossos olhos, mas também os Seus, estão olhando para o arco.”
(Os Pactos de Deus- A.W.Pink)
O Arco-Íris um Selo de Graça
Existem diversas explicações emotivas acerca do arco-íris e, até, a desvalorização desse símbolo cristão na atualidade (atribuindo-se outros significados mundanos e carnais a esse selo). Porém Deus disse: “O meu arco tenho posto nas nuvens.” (Gn 9:13), ou seja, o arco é um símbolo determinado por Deus e o Senhor é o seu dono.
![uma família contemplando o arco-íris](https://preciosamemoria.com/wp-content/uploads/2023/11/Arco-Iris-uma-bencao-para-todos-os-cristaos.webp)
Portanto, estude e interprete biblicamente os símbolos cristãos, para que você honre e respeite as alegrias concedidas por Deus ao Seu povo. Além disso, quando ver o arco do Senhor nos céus, lembre-se de Suas promessas e agradeça pela Sua fidelidade.
- Se está interessado na grandeza de Deus, leia o poema autoral “A Grandeza de Deus”
Uma Recomendação: “Os Pactos de Deus”
Acredito que há muito mais a ser explorado sobre a Aliança de Deus com Noé do que o que foi mencionado até agora. Para aprofundar seu entendimento sobre o assunto, gostaria de recomendar a leitura do livro “Os Pactos de Deus” de A.W Pink.
Além disso, é uma ótima ideia esse estudo com outros pregadores que são fiéis as Sagradas Escrituras, a fim de ampliar ainda mais seu conhecimento. Isso permitirá uma compreensão mais completa e enriquecedora dessa importante aliança bíblica.
Sem mais, boa leitura.!
![logo do blog preciosa memória](http://preciosamemoria.com/wp-content/uploads/2023/11/Logo-pena-removebg-preview.webp)