Nove Características do Profeta Elias

Um homem estudando vários livros em sua mesa

Saiba mais sobre os ricos ensinamentos bíblicos da vida do Profeta Elias

Livro de Inspiração

Nome do Livro: A Vida do Profeta Elias

Autor: A.W.Pink

Número de Páginas: 334 páginas

O Profeta Elias

A chegada dos profetas costumava coincidir com períodos de decadência espiritual e afastamento de Deus. Seu papel central era despertar as consciências, repreender os malfeitores, denunciar a iniquidade e convocar as pessoas para se salvarem do pecado e voltarem para Deus. Nesse contexto, Deus levantou uma testemunha, o profeta Elias, em meio à corrupção de Israel (1 Reis 17:1).

Nove Características do Profeta Elias

1. O Profeta Elias era um homem Zeloso

Elias nutria um profundo amor e preocupação pela glória de Deus, considerando-a de valor supremo. Sua dedicação transparece nas palavras: “Tenho sido zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel abandonaram a Tua aliança, destruíram Teus altares e mataram Teus profetas à espada. Somente eu fiquei, e procuram tirar a minha vida” (1 Reis 19:10).

Não deveria, igualmente, cada cidadão celestial aspirar a ser assim? Zelar pela obra do Senhor, buscando-O acima de tudo no mundo?

2. O Profeta Elias era um homem de Oração

Elias não apenas orou, mas o fez com fervor. Como servo de Deus, ele mantinha uma profunda confiança na soberania divina, enxergando o Senhor como uma presença viva e real.

O livro de Tiago 5:17 registra: “Elias era humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio, não houve chuva sobre a terra.”

Diante dos desafios que Israel enfrentava, Elias reconheceu suas próprias fraquezas e voltou para Aquele que é infinitamente suficiente. Isso nos convida a refletir sobre a profundidade de nossas orações próprias. Será que oramos com todo o nosso ser? Sentimos nossas limitações humanas quando suplicamos a Deus? Reconhecemos que somente Ele é capaz de resolver as situações que enfrentamos?

3. O Profeta Elias era um homem de Fé

A fé é o motor da oração, capacitando o homem a orar com determinação. Mesmo diante das rejeições iniciais, o crente persiste, estendendo a mão, como um necessitado, em busca da misericórdia divina.

Na oração, o servo de Deus despeja sua alma. Seu coração é revelado ao ponto de parecer que não há mais segredos a serem descobertos; ele se torna tão vulnerável, pois nada mais resta encoberto de si, para Deus tudo está à vista.

“Se você vive sem oração, é uma alma sem Cristo”

(C.H.Spurgeon)

4. Elias era um homem firmado na Palavra de Deus

A oração de Elias foi enraizada na Palavra de Deus, pois a fé é o alicerce para agradar a Deus. Essa fé é nutrida pelo ato de “ouvir a Palavra de Deus” ( Rm 10:17).

Era exatamente da Palavra de Deus que Elias extraia sua força para ser um “homem de Deus”

5. O Profeta Elias era um homem que buscou a Glória de Deus

“Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.”

(Deuteronômio 11.16-17)

Israel era culpada do crime de idolatria, e este exigia uma sentença: não houve chuva pela terra. O servo de Deus conhecia a Sua Palavra, e por isso, buscou a Sua Glória acima de qualquer coisa na terra.

6. Elias era um homem corajoso

Elias enfrentou o desafio de comparecer diante do rei de Israel, Acabe, uma tarefa de grande dificuldade, especialmente considerando a mensagem que ele traria. Mas, mesmo diante do perigo, o profeta se arraigou na Palavra de Deus e compareceu como testemunha do Senhor perante o rei de Israel.

“justos são corajosos como o leão”

(Provérbios 28:1)

7. O Profeta Elias tinha consciência de estar na presença de Deus

O profeta Elias tinha consciência de que Deus estava com ele. Por isso, firmado em Sua Santa Palavra, o servo de Deus não temeu, mesmo diante de uma autoridade em Israel.

Quando o cristão genuíno sabe que o Senhor é quem guia os seus passo, não há motivos para temer a homem algum, seja grande ou pequeno.

8. Elias era um homem guiado por Deus

O profeta foi chamado a seguir o caminho da fé não somente ao comparecer diante do rei, mas, também, em seus próximos passos:

“Depois veio a ele a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.”

(1 Reis 17:2,3)

A fé se opõe a vista e a independência da qual o homem tanto se orgulha.

9. Elias era um homem justo

Um “homem justo” é aquele que vive em comunhão com Deus e cuja conduta é agradável a Sua vista. Ou seja, alguém que mantém suas vestes limpas da contaminação do mundo e de todas as suas vãs filosofias.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”

(Tiago 5.16)

O Cuidado de Deus para com o Profeta Elias

O cuidado do Senhor com Elias abrange diversos aspectos:

  1. Chamado ao Deserto: Assim como Deus enviou Elias para o deserto, os cristãos também devem se separar do mal para manter-se “incontaminados pelo mundo” (Tg 1.27). Esta separação é fundamental para a vida espiritual.
  2. Presença de Deus no Deserto: Mesmo nos momentos difíceis, Deus permanece com Seu povo quando seguimos Suas orientações, como fez Elias ao habitar junto ao ribeiro de Querite, conforme a ordem do Senhor (1 Reis 17:5).
  3. Provisão Divina no Deserto: Deus supre todas as necessidades de Elias no deserto, oferecendo pão e carne (1 Reis 17:6). Este cuidado divino destaca a magnitude do zelo de Deus por Seus servos.
  4. Provisão Extraordinária: Surpreendentemente, Deus usou corvos para alimentar Elias com pão e carne, demonstrando que Sua ação transcende as leis naturais. Isso ilustra a soberania de Deus sobre a natureza.

Diante dessa realidade, Elias apoiou o seu coração no Criador e não na criatura, no Senhor e não nos instrumentos.

“Geralmente é perdido de vista pelo mundo hoje que por trás das ‘leis’ da natureza está o SENHOR da natureza”

(Os Decretos de Deus, de A.W.Pink)

Agraciado é o homem que tem o Senhor como seu Provedor!

Recomendação de Leitura

Este artigo destaca apenas uma das valiosas lições encontradas no livro “A Vida do Profeta de Elias”, escrito por AW Pink. Por isso, recomendo enfaticamente que os leitores ávidos por mais conhecimento explorem o livro na íntegra e, sob a direção infalível das Sagradas Escrituras, tenha uma compreensão mais aprofundada e enriquecedora desses ensinamentos.

Sem mais, boa leitura!

logo do blog preciosa memória

Queremos ouvir suas ideias e opiniões. Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos relacionados