A Excelência de Cristo – Resenha

resenha "A Excelência de Cristo"

O livro “A Excelência de Cristo”, escrito por Jonathan Edwards, contém aproximadamente 88 páginas. A obra se ampara no texto bíblico de Apocalipse 5.5-6:

E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.

Apocalipse 5:5,6 – Almeida Corrigida

Assim sendo, o pregador irá expor as visões e revelações que o profeta João teve sobre eventos futuros da providência de Deus. Além disso, Jonathan Edwards escreve sobre a gloriosa Pessoa de Cristo Jesus e o fato de ser o Único digno de desatar os “sete” selos do livro. Tendo isso em vista, pontuarei apenas alguns pontos nessa resenha da obra “A Excelência de Cristo”.

Os Sete Selos de Apocalipse

Nesse sentido, Jonathan Edwards começa o sermão contextualizando o texto de Apocalipse 5. Dessa maneira, o autor nos lembra que o livro é “escrito por dentro e por fora”, semelhante a passagem de Jeremias 36.2. Ainda, nos diz que os “sete selos” significam que o conteúdo escrito estava completamente oculto e secreto até o tempo determinado por Deus.

cordeiro e leão andando juntos

Assim, o autor traz o desalento do evangelista João, relembrando que ninguém foi encontrado digno de abrir este livro (nem de olhar para ele). Entretanto, o bradar de um anjo anuncia que apenas Um poderia abri-lo, evidenciando a grandeza singular e bendita de Cristo. Sobre isso, Jonathan Edwards diz:

“Embora nenhum homem nem anjo, nem qualquer outra mera criatura, fosse encontrado capaz de desatar os selos, ou digno de ser admitido o privilégio de ler o livro, ainda assim, foi declarado, para o consolo do discípulo amado, que Cristo fora encontrado capaz e digno.”

Jonathan Edwards – A Excelência de Cristo

A Excelência de Cristo

Ademais, o pregador, utilizando-se do contexto, mostra o conjunto admirável das excelências de Cristo. E é assim que entramos no foco principal de Jonathan Edwards e na variedade de ensinamentos que podem ser aprendidos nesse livro. Porém, desejo citar apenas algumas características, nessa resenha de “A Excelência de Cristo”, do pregador:

Cristo Jesus: Infinito em Alteza e, em Condescendência

Assim sendo, Jonathan Edwards traz a memória do leitor a infinita grandeza de Cristo e a Sua humilde condescendência. Nesse sentido, podemos dizer que toda a Palavra de Deus fornece um retrato fiel da excelência de Cristo. Em especial, o texto exposto evidencia isso claramente. Nenhuma criatura, nos céus ou na terra, poderia sequer olhar para o livro. Mas, Cristo, o Leão da Tribo de Judá e o Cordeiro que “havia sido morto”, foi digno de fazê-lo. Ou seja, somente o Filho de Deus é o único excelente em todos os Seus aspectos para abrir e ler este livro. Jonathan Edwards, em seu livro, diz:

“Cristo é o Criador e grande Possuidor dos céus e da terra. Ele é o Senhor Soberano sobre todos. Ele governa sobre todo o universo, e faz tudo o que Lhe agrada. Seu conhecimento é sem limites. Sua sabedoria é perfeita, e ninguém pode envolvê-la. Seu poder é infinito e, ninguém pode resistir a Ele. Suas riquezas são imensas e inesgotáveis. Sua majestade é infinitamente terrível”

Jonathan Edwards – A Excelência de Cristo

Entretanto, Jesus Cristo é excelente, também, em condescendência e humildade. Isso significa que Jesus contempla toda a Sua criação, de forma que graciosamente se condoesse das dores de criaturas vis e pecadoras como os homens. E, ainda, suficientemente amoroso para salvar aqueles que são os mais desprezíveis e pobres nesse mundo:

“E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são”

1 Coríntios 1:28 – Almeida Corrigida

Portanto, Cristo Jesus, Deus bendito, é tanto infinito em grandeza, de modo que reduz ao pó todas as criaturas. Como, também, rico em graciosa humildade, de tal forma que cuida e governa graciosamente a Sua criação e, amorosamente, os Seus eleitos.

Cristo Jesus: Mansidão Transcendente e Igualdade com Deus

Ademais, Jonathan Edwards evidencia o caráter manso do Senhor Jesus Cristo. Assim, a obra relata que Cristo manifestou uma virtude que, geralmente, está relacionada as criaturas: mansidão. Lembremo-nos, então, que Jesus era homem, semelhante a nós. E, enquanto na terra, estava sujeito as intempéries desse mundo. Desse modo, o pregador ressalta como Jesus Cristo foi o excelente exemplo em mansidão e quietude de espírito.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”

Mateus 11:29 – Almeida Corrigida

Nesse sentido, Jonathan Edwards diz:

“nunca houve tal exemplo visto na terra, de um comportamento manso, sob injúrias e reprovações, e em relação aos inimigos; que, quando Ele foi insultado, não insultava novamente. Ele tinha um espírito maravilhoso de perdão, estava pronto para perdoar Seus piores inimigos, e orou por eles, com orações fervorosas e eficazes. Com que mansidão Ele apareceu ao ressoar dos soldados que estavam desdenhando e zombando dele; Ele ficou em silêncio e não abriu a boca, mas foi como um cordeiro ao matadouro. Assim é Cristo, um Leão em majestade e um Cordeiro em mansidão.”

Além disso, o autor expõe o caráter divino de Cristo. Em outras palavras, Jesus Cristo é, também, Deus. Desse jeito, Sua Pessoa tem todos os aspectos em igualdade com Deus Pai. A mesma excelência em grau e glória. Olhe o que o autor diz:

“Deus o Pai não tem nenhum atributo ou perfeição que o Filho não tenha, em igual grau, e igual glória. “

Jonathan Edwards – A Excelência de Cristo

Uma Recomendação: “A Excelência de Cristo”

Em suma, o que foi tratado aqui brevemente nessa resenha será muito mais explicado no livro: “A Excelência de Cristo” de Jonathan Edwards. Portanto, recomendo firmemente que caso esteja interessado em ler uma obra que trará conhecimento bíblico e uma reflexão profunda sobre a Pessoa de Cristo Jesus, compre e leia este livro. Pois, Jonathan Edwards faz um ótimo trabalho explicando as excelências de Cristo e, penso que, grandes lições espirituais podem ser extraídas do seu ensino pautado nas Escrituras.

Além disso, é uma ótima leitura para um estudo bíblico o Natal, uma vez que evidencia o caráter excelente e único de Jesus Cristo. Então, vá além dessa resenha de “A Excelência de Cristo” e leia o livro na íntegra!

Sem mais, boa leitura!

Queremos ouvir suas ideias e opiniões. Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos relacionados