5 Votos para Obter Poder Espiritual – Resenha

um grande leão e uma cruz atrás dele.

“Cinco Votos para Obter Poder Espiritual” é um livreto de 41 páginas escrito pelo pregador A.W.Tozer. Este livro, embora pequeno, é rico em ensinamento que contribuem para o crescimento na fé.

É de conhecimento comum, aos cristãos, que a caminhada na fé requer perseverança e uma profunda comunhão com Deus. Por isso, este livro se apresenta como um auxiliador para aqueles que almejam crescer no conhecimento e na vida espiritual.

Exercendo o Domínio Próprio

De forma geral, os cinco pontos propostos por A.W.Tozer irão requerer o domínio próprio do cristão. Por conseguinte, uma vida constante de oração e de leitura da Palavra de Deus são os meios pelos quais será possível obter fidelidade na prática desses votos.

Ou seja, o escritor aponta propósitos diários que só serão atingidos enquanto o servo de Deus viver na presença do Senhor. Dessa forma, todos os “cinco votos” na obtenção de poder espiritual mortificam a carnalidade natural do ser humano e a humilha diante do Senhor dos céus e da terra. De outra maneira, é impossível cumprir o proposto pelo pregador A.W.Tozer.

Além disso, os votos nos lembram de compromissos cristãos já exigidos nas Sagradas Escrituras, cujo são atualmente esquecidos e, até, propositalmente omitidos nos nossos dias que, por sua vez, são repletos de liberdade carnal e se curvam diante do hedonismo interior.

Portanto, esse livro é, de certa forma, uma lembrança, pois traz à memória ensinamentos bíblicos, por meio práticos, que caracterizam o cristão verdadeiro.

Os Cinco Votos

Ademais, os “Cinco Votos para obter Poder Espiritual” representa uma síntese do comportamento básico exigido dos cristãos. À exemplo disso, temos o primeiro voto: tratar seriamente o pecado.

O Primeiro Voto

Dada a situação atual do mundo, vejo que esse voto já seria suficiente para influenciar o cristão verdadeiro a ler o livro, pois o autor reforça a natureza perversa do pecado e como ele é merecedor da total aversão, repúdio e permanece o mesmo inimigo mortal de nossas almas.

“A alma que pecar, essa morrerá […]”

(Ezequiel 18:20)

Nesse sentido, o pregador propõe um exercício para aqueles que desejam enxergar a verdadeira natureza do pecado, sem a suavização atual, e subjugá-lo dentro de si: “todo pecado conhecido deve ser nomeado” e “não chame seus pecados por algum outro nome”.

Dessa maneira, o autor ressalta a necessidade de reconhecer a natureza do seu pecado sob uma concepção verdadeira e retirar o complexo suavizado de culpa ocasionado por uma infância traumatizada ou qualquer outra justificativa.

O Segundo Voto

Ademais, temos o segundo voto: “Não seja dono de coisa alguma”. Com essa segunda orientação, o pregador pretende ressaltar como o senso de possuir alguma coisa nesse mundo pode afastar a alma da verdadeira comunhão com Deus. Por conseguinte, do crescimento espiritual.

um homem deitado sobre uma pilha de dinheiro, demonstrando seu amor a suas posses.

Assim sendo, o autor evidencia como, muitas vezes, os cristão são escravos das suas posses terrenas. E isso nada tem haver com o seu valor monetário, mas com o sentimento escravista e egoísta de possuir bens nesse mundo. Portanto, A.W.Tozer orienta que para buscar o descanso da alma e obter o poder espiritual, deve-se entregar tudo que possui, bens e o próprio ser, a Deus.

Dessa forma, o ele conclui: “poderá estar tranquilo em relação a tudo isso, pois nunca precisamos nos preocupar em perder o que pertence a outra pessoa”. No contexto, A.W.Tozer está evidenciando o privilégio cristão de assegurar seus bens em Deus e desfrutar da segurança que somente Ele é capaz de conceder.

O Quinto Voto

Vou pular a ordem porque desejo evidenciar que, desde o início do livreto até o fim, o pregador mantém ricas lições para orientar sabiamente os cristãos na comunhão com Deus. Além disso, gostaria de ressaltar esse quinto voto: “Nunca aceite qualquer glória”.

A.W.Tozer reforça que a glória é única e exclusivamente de Deus. E, portanto, nunca um servo dEle deveria procurá-la ou, até mesmo, aceitá-la.

Do mesmo modo, o autor pontua uma autossatisfação comum a alguns cristãos: querer receber o devido reconhecimento por seu trabalho. O pregador, assim, destaca que esses homens “verdadeiramente, querem servir ao Senhor, mas, também, querem que os demais saibam que eles estão servindo ao Senhor“. Ou seja, são cristãos que almejam uma boa reputação entre os irmãos. São homens empenhados em manter seu nome bem avaliado pelos outros e, por isso, acabam por serem machucados facilmente quando o propósito não é atingido.

Desse jeito, A.W.Tozer relembra que buscar a própria glória no meio cristão é a pior coisa para aqueles que desejam obter o crescimento espiritual. Além de ser um terreno muito perigosos para o verdadeiro serviço.

Então, o pregador nos mostra que, mesmo inconscientes, não deveríamos procurar receber qualquer comissão por nosso serviço e, ao mesmo tempo, temos que nos empenhar para que Deus receba toda a glória.

Cinco Votos de A.W.Tozer: Uma Vida Com Cristo

Além dos cinco votos propostos pelo autor, A.W.Tozer evidencia que o seu cumprimento só pode ser obtido pela entrega total a Cristo Jesus, O Filho de Deus. Assim, os servos do Senhor são evidenciados por seu compromisso com A Palavra de Deus.

Nesse sentido, o pregador faz um alerta ao dizer que os homens são provados/experimentados pelo fruto de suas vidas, embora muitos declarem erroneamente: “experimentem Jesus, experimentem Deus!”. Sobre isso o servo de Deus afirma:

“Ninguém pode ‘experimentar’ Jesus. Ele não está a disposição de ninguém pra ser testado. Cristo não está sob teste. Você está. Eu estou. Ele não! Deus o ressuscitou de entre os mortos e para sempre confirmou Sua deidade e O selou e entronizou à Sua mão direita como Senhor e Cristo. Entregue tudo a Ele e notará que a sua vida começará a ser elevada. Você florescerá de maneira maravilhosa”

(A.W.Tozer – “Cinco Votos para Obter o Poder Espiritual”)

Dessa forma, A.W.Tozer ressalta a supremacia de Cristo e a dependência humana, reforçando a posição da pequena criatura em relação ao grande Criador. Também, ao longo do livro, fornece ricas lições para quem deseja ser abundante do Espírito de Deus.

“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito

Efésios 5:18

Uma Recomendação: “Cinco Votos para Obter Poder Espiritual” de A.W.Tozer

Em resumo, o livro “Cinco Votos para obter Poder Espiritual” é um livreto altamente recomendado para aqueles que desejam usufruir das maravilhas do Evangelho. A.W.Tozer escreve de maneira simples, porém enriquecedora.

Ainda mais, o autor usa palavras comuns para evidenciar comportamentos contrários ao requerido aos cristãos e, ressalta, valores esquecidos.

Portanto, se deseja um livro simples, objetivo e rápido de ler, mas ao mesmo tempo, impactante – esse livro é para você! Entretanto, ressalto que qualquer livro deve ser lido em submissão As Sagradas Escrituras. Logo, evita-se erros para o leitor e, também, permite discernir corretamente o escrito pelo servo de Deus.

Em síntese, não deixe de ler este livreto rico em ensinamentos e prove-os na Palavra de Deus – única regra de fé e prática do verdadeiro cristão.

Sem mais, boa leitura!

Queremos ouvir suas ideias e opiniões. Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Artigos relacionados